Bem-Vindo Errante Viajante

Do Olimpo trago a almejada chama, da qual sugiro dançarmos embriagados a sua volta, e quando assim for, sujiro arriscar tocá-la, pois, felizes os que dela se queimarem.

sábado, 20 de julho de 2013

RPG: Aventuras em Yrth - Ladrões de Corcéis Encantados - Os Chocobos

Os Corcéis Encantados oriundos de Ivalice


A Raça

Os chocobos são animais originários do continente de Ivalice, contudo, atualmente podem ser encontrados espalhados por quase todo o continente de Ytarria, sobretudo, se houver condições propícias para sua adaptação e procriação.

Ilustração por Square.
Dimensões físicas de um Chocobo
em sua forma adulta
(Tipo Dodger Cobocho de Segundo Nível)
Eles são uma espécie de avestruz, pássaros de grande porte e que não podem voar de um modo geral - embora existam algumas sub-raças que possam fazê-lo muito bem, independentemente do tamanho de suas asas -, porém, a sua principal característica esta na capacidade de se moverem em alta velocidade por meio da terra, e que fazem deles excelentes e cobiçosas montarias. A sua velocidade é demasiadamente elevada e pode ser comparada a grosso modo, como a de um cavalo próprio para corrida, com uma velocidade média de 80 km/h, e se adequadamente treinado, pode chegar a incrível marca dos 90 km/h. Em uma só passada eles podem cobrir um intervalo de 4 à 6 metros.

Um pássaro adulto costuma medir entre 2,80 m e 3,20 m de altura. O peso também varia entre 170 Kg e 210 Kg.

O bico se assemelha ao de uma galinha, entretanto, grande e resistente. Uma resistência tal que lhe é capaz de ataques mortais ao ponto de perfurar armaduras feitas até mesmo em aço e quebrar armas de qualidade normal. As unhas existentes nas patas - duas normais e uma opositora -, são afiadas feitos lâminas e resistentes o suficiente para tolerar uma variedade de terrenos, inclusive os mais extremos do frio ao fogo. Suas longas pernas são fortes o suficiente para dar-lhe grande resistência e fôlego, dando-lhes a capacidade de correr por muito tempo sem se cansar. Poderosas pernas também são capazes de lhes prover de um coice mortal quando ameaçados, ou treinados para o combate.

Em sua grande maioria os Chocobos têm olhos castanhos. São dotados de uma visão e uma audição muito apuradas. Tal sensibilidade conjunta chega lhes soar como uma noção de perigo natural.

Um requisito vital para existência da espécie em um determinado local é a presença de mana - a energia mágica -, pois, somente através dela esses pássaros conseguem conceber alguns de seus dons mágicos inatos, além de possibilitá-los realizar uma digestão eficiente de tudo que consomem. Pois, a sua dieta alimentar onívora a base de ervas, folhagens de árvores, arbustos, sementes e rações somente se faz plena, quando os alimentos são originários de regiões com essa característica, pois, mesmo a vegetação é capaz de reter propriedades mágicas, ainda que de maneira imperceptível a muitos. Porém, é sabido também, que esses animais possuem a aptidão inata de acumularem em suas penas mana para lhes propiciar com segurança, longas viagens por regiões onde não exista a presença de energia mágica.

Tal como os avestruzes, ocasionalmente os chocobos tendem a se alimentarem de animais como gafanhotos e outros insetos (invertebrados). Como não possuem dentes, eles engolem pedrinhas que ajudam a esmagar os alimentos engolidos no papo. Eles podem ficar sem água por muito tempo, vivendo exclusivamente da umidade das plantas consumidas. Entretanto, eles gostam de água e tomam banhos com frequência.

A expectativa de vida de um Chocobo é entre 80 a 100 anos, salvo alguns casos excepcionais de longevidade em função da sub-raça. Entre os criadores, para um determinado intervalo de tempo esses animais recebem uma nomenclatura especifica:

De 00 a 02 anos de idade: Chibi Choco
De 03 a 04 anos de idade: Priemer Cocho
De 05 a 07 anos de idade: Opereny Boco
De 08 a 09 anos de idade: Threasure Bococho
De 10 a 49 anos de idade: Dodger Cobocho
De 50 a 60 anos de idade: Skuceny Choco
De 61 a 80 anos de idade: Starsie Cocho
De 81 anos de idade em diante: Bildo Boco

Dos 5 a 40 anos de vida ele se encontra em plena capacidade para reprodução, podendo exceder em alguns casos até os 60 anos de idade. Outra característica deles é a sua impressionante resistência a doenças.

Os chocobos podem ser criados em cativeiro (principalmente os amarelos), e se adaptam com facilidade. Os criados em cativeiro apresentam comportamento parecido com o de calopsitas, e se apegam facilmente aos humanos. Alguns se tornam extremamente competitivos, e por isso em algumas regiões as corridas de chocobos são tão populares. Contudo, em estado selvagem eles são extremamente ariscos, geralmente usando toda a sua agilidade para fugir de qualquer coisa que lhes sugira ameaça, se separando do bando e evitando o combate. O bando se reagrupa novamente após a dispersão do perigo.

Os chocobos são criados primeiramente como montarias para comporem algumas frentes de batalha, depois pelas suas propriedades mágicas por algumas cabalas, pelo entretenimento por meio de corridas, pelas belíssimas plumas, pelos ovos, pelo resistente couro, e, por fim, pela saborosa carne. É afirmado por alguns artesões que o animal produz um tipo de couro reforçado. A carne tem um gosto similar ao do bife magro e se compara favoravelmente, tendo pouca gordura e singular pureza. Qualquer iguaria produzida a partir da carne e dos ovos possui um preço muito elevado, independente da região ou sub-raça da espécie. Com as plumas é possível confeccionar belos trajes e um travesseiro muito requerido pela maciez, sendo que aquele feito a partir de Chocobos Amarelos é relatado, por experiência de alguns, possuir uma capacidade de propiciar um sono demasiadamente tranquilo e isento de pesadelos.


Ração

Assim como no continente de Yvalice, os criadores de Chocobos em Ytarria também aprenderam a lidar com o preparo e a produção de rações especificas para a criação dessa espécie, o que implica em determinados casos uma noção mínima a despeito de alquimia para tipos mais específicos de rações. Abaixo estão listados os oito tipos de rações conhecidas, em que parâmetro ele influencia no desenvolvimento do animal (velocidade, inteligência, resistência), dieta (quantidade e vezes ao dia), disposição, valor de mercado por kg

Nome da Ração: Curiel
Parâmetro de Influência: Agilidade/ Velocidade/ Deslocamento
Dieta: 100 g por Refeição acrescido de 300 g de hortaliças. 3 Refeições ao dia.
Disposição: Normal
Valor de Mercado: $ 10 p.c. / kg

Nome da Ração: Krakka
Parâmetro de Influência: Percepção/ Inteligência
Disposição: Normal
Valor de Mercado: $ 12 p.c. / kg

Nome da Ração: Gysahl
Parâmetro de Influência: Resistência/ Saúde/ Constituição
Disposição: Normal
Valor de Mercado: $ 10 p.c. / kg

Nome da Ração: Mimett
Parâmetro de Influência: Agilidade/ Velocidade/ Deslocamento/ Resistência/ Saúde/ Constituição.
Disposição: Raro
Valor de Mercado: $ 90 p.c. / kg

Nome da Ração: Pahsana
Parâmetro de Influência: Percepção/ Inteligência
Disposição: Raro
Valor de Mercado: $ 100 p.c. / kg

Nome da Ração: Reagan
Parâmetro de Influência: Agilidade/ Velocidade/ Deslocamento/ Resistência/ Saúde/ Constituição.
Disposição: Inexistente em Ytarria.
Valor de Mercado: -

Nome da Ração: Sylkis
Parâmetro de Influência: Resistência/ Saúde/ Constituição
Disposição: Raro
Valor de Mercado: $ 200 p.c. / kg

Nome da Ração: Tantal
Parâmetro de Influência: Resistência/ Saúde/ Constituição
Disposição: Inexistente em Ytarria.
Valor de Mercado: -

(Continua...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário