Bem-Vindo Errante Viajante

Do Olimpo trago a almejada chama, da qual sugiro dançarmos embriagados a sua volta, e quando assim for, sujiro arriscar tocá-la, pois, felizes os que dela se queimarem.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

RPG: Aventuras em Yrth - A Saga dos Bravos de Orion - Os 12 Signos

O 1.º Signo do Zodíaco - Áries, O Carneiro.

Período regente: 21 de Março – 20 de Abril.
Signos com boa afinidade: Leão e Sagitário.
Signos com má afinidade: Câncer, Libra e Capricórnio.
Planeta: Marte.
Estrela Mor: Hamal.
Elemento: Fogo.
Qualidade: Cardinal.
Anjo: Samael, O Arcanjo que conduz a justiça e rege as potestades.
Lucavi: Velius, O Bruxo Negro (Warlock)
Herói: Jasão, O Argonauta.

Características quanto ao signo:

Orgulhoso, Jovial, Impulsivo, Corajoso, Competitivo, Arrogante, e Violento.

O Mito: O Carneiro do Tosão de Ouro.

Átamas, rei de Tebas, casou-se com Néfele que lhe deu dois filhos: Frixo e Hele. Repudiando a primeira esposa, Átamas casou-se novamente com Ino, a qual foi mãe de Learco e Melicertes.

A segunda esposa, enciumada e temerosa que seus filhos não herdassem o reino, concebeu um plano para liquidar os enteados.

Convenceu as mulheres beócias que grelhassem todos os grãos de trigo existentes que, ao serem semeados, logo, não brotaram. Uma fome terrível assolou, assim, aquela região. Átamas mandou consultar o Oráculo de Delfos sobre os meios de fazê-la cessar.

Ino subornou os mensageiros, que disseram que os deuses exigiam o sacrifício dos dois príncipes: Frixo e Hele. Já estavam para ser sacrificados quando Néfele, sua mãe, lhes enviou um carneiro voador de lã de ouro no qual montaram e que devia transportá-los da Europa à Ásia.

O maravilhoso animal, dotado da razão e da faculdade de falar, partiu para longe da ira funesta de Ino. Por desgraça, Hele, assustada com o barulho das ondas, não se segurou fortemente ao animal e, preocupada em olhar para baixo, escorregou do seu dorso e caiu no estreito que, deste então, passou a se chamar Helesponto, isto é, mar de Hele. Frixo tentou, em vão, salvar a irmã.

Continuou sua viagem e, ao chegar à Cólquida, foi bem recebido pelo rei Eetes que lhe deu a filha Calcíope em casamento; sacrificou o carneiro à Zeus e ofereceu a lã de ouro ao sogro, e a cravou num carvalho, no campo consagrado a Ares, o deus da guerra. Um feroz dragão foi incumbido de proteger e vigiar o Velocino de Ouro dia e noite e, para maior segurança, o campo foi cercado de touros furiosos que lançavam chamas pelas ventas.

Éson, rei de Iolco, foi destronado por Pélias, seu próprio irmão.

O oráculo predisse que o novo rei seria destronado por um filho de Éson. Temendo que seu filho fosse perseguido pelo usurpador, assim que Jasão nasceu Éson fez correr o boato de que a criança era doente. Poucos dias depois, anunciou sua morte, enquanto o filho foi levado, às escondidas, por sua mãe ao monte Pélion, onde foi instruído pelo centauro Quíron.

Aos vinte anos, tendo completado seus estudos, Jasão deixou o mestre e aconselhou-se com o oráculo. Este lhe ordenou que vestisse com uma pele de leopardo, levasse uma lança em cada uma das mãos, que calçasse apenas uma sandália, e partisse para Iolco. Ao chegar lá, Jasão permaneceu cinco dias com o pai e no sexto apresentou-se ao tio como filho de Éson.

Atrevidamente, Jasão exigiu o trono que lhe pertencia. Pélias, ao perceber que o sobrinho impressionara o povo por seu bom aspecto e pela singularidade de sua indumentária, fingiu estar disposto a entregar-lhe o trono; na verdade, queria ver-se livre da ameaça de seu rival. Propôs-lhe, então, uma expedição gloriosa, mas cheia de perigos, na qual ele deveria trazer da Cólquida o Velocino de Ouro, arrancado do carneiro que transportara Frixo, e que se encontrava no campo de Marte. Ao voltar, o trono lhe seria concedido. Jasão aproveitou a oportunidade para se cobrir de glórias.

Anunciou sua expedição em toda a Grécia, e a elite dos heróis apresentou-se para dela participar. Escolheu aproximadamente 50 dos mais famosos - o próprio Hércules se uniu a eles. Pediu a Argos, filho de Frixo e Hele, que construísse uma embarcação para transportar o grupo. Em sua homenagem a nau é chamada de Argos.

Depois de uma navegação demorada e perigosa, finalmente eles chegam à Cólquida. Jasão reclama a posse do Velocino de Ouro, e o rei Eetes concorda, desde que ele cumprisse duas grandes provas: primeiro, subjugar dois touros que tinham pés e chifres de bronze e que cuspiam fogo, prendê-los a um arado de diamante fazendo-os arar o campo consagrado a Ares, para nele semear os dentes de um dragão, dos quais deviam nascer homens armados, exterminando-os até o último; depois, deveria matar o monstro que guardava o precioso Tosão de Ouro. Todas estas tarefas deveriam ser executadas num só dia.

Hera e Atena, que amavam o herói, fizeram com que Medéia, filha de Eetes, se apaixonasse pelo jovem. Medéia, que era hábil na arte do encantamento e da magia, promete ajudar Jasão se ele aceitar amá-la eternamente. Feitas as promessas, Jasão se apresenta para cumprir as provas. Amansa os touros, lavra o campo, semeia os dentes do dragão e, ao surgir os homens armados, lançou uma pedra no meio dos combatentes que, furiosos, voltaram-se uns contra os outros, matando-se mutuamente.

Em seguida, Jasão aproxima-se do monstro que havia sido entorpecido com as ervas encantadas de Medéia, tira-lhe a vida e apanha o Velo de Ouro, para a surpresa de todos, e principalmente do rei. De posse do seu tesouro, Jasão e os Argonautas fogem, levando consigo Medéia.

O Velo de Ouro foi entregue a Pélias e, o príncipe assume o poder no lugar do tio. Por tal feito, o Carneiro do Tosão de Ouro é levado ao céu e colocado entre as constelações do zodíaco.




O 2.º Signo do Zodíaco - Taurus, O Touro.

Período regente: 21 de Abril – 20 de Maio.
Signos com boa afinidade: Capricórnio e Virgem.
Signos com má afinidade: Leão, Escorpião e Aquário.
Planeta: Terra.
Estrela Mor: Aldebarã.
Elemento: Terra.
Qualidade: Fixo.
Anjo: Auriel, O Príncipe que premedita e cria a luz da sabedoria divina.
Lucavi: Mammon, Aquele quem tudo quer (Greed).
Herói: Talos, O Gigante de Bronze.

Características quanto ao signo:

Conservador, Leal, Teimoso, Materialista, Avesso a mudanças, Possessivo e Sensual.

O Mito: O Rapto de Europa.

Europa é filha de Agenor, rei da Fenícia, e Teléfassa. Era tão bela e de uma alvura tão fascinante, que suspeitavam que uma das aias de Hera houvesse roubado a maquiagem da deusa para dá-las a Europa.

Um dia, Zeus viu a princesa quando brincava à beira-mar com suas companheiras. Encantado com a beleza da jovem, o senhor de todos os deuses transformou-se num touro branco de cornos semelhantes à Lua Crescente. Determinado a conquistá-la, o ele deitou-se aos pés de Europa com um ar doce e carinhoso.

Ainda que assustada, a princesa acariciou o animal, ornou-o de guirlandas e sentou-se sobre o seu dorso. Num piscar de olhos, o touro se levantou e se lançou em direção ao mar, ignorando os gritos desesperados da princesa fenícia.

Chegando à ilha de Creta, já retornado à sua forma original, o deus desposou Europa, com quem teve três filhos.

Europa foi presenteada pelo deus com um cão inclemente, um dardo certeiro e Talos, um homem de bronze que passou a ser o seu guardião.

Depois da sua morte, Europa foi considerada uma divindade pelos cretenses e o Touro que a seduziu, tornou-se uma constelação colocada entre os signos do Zodíaco.




O 3.º Signo do Zodíaco - Gemini, Os Gêmeos.

Período regente: 21 de Maio – 20 de Junho.
Signos com boa afinidade: Libra e Aquário.
Signos com má afinidade: Virgem, Sagitário e Peixes.
Planeta: Mercúrio.
Estrela Mor: Pollux.
Elemento: Ar.
Qualidade: Mutável.
Anjo: Raphael, O Virtuoso Curador e Conhecedor.
Lucavi: Zalera, O Anjo da Morte (Fallen Angel Dire)
Heróis: Castor e Pólux, Os Dióscuros.


Características quanto ao signo:

Persuasivo, Preocupado com a informação, Altamente instruído, Curioso, Adaptável, Desatento, e Adora viajar

O Mito: Castor e Pólux.

Leda, esposa de Tíndaro, rei da Lacedemônia, tentando fugir do cortejo de Zeus, metamorfoseou-se em gansa, mas o pai dos deuses se transformou num cisne, e inevitavelmente a tornou mãe de Pólux e Helena, seus filhos imortais.

Na mesma noite em que foi possuída por Zeus, Leda se uniu ao marido, dando à luz a Castor e a Clitemnestra, ambos mortais.

A jovem, acariciando a ave que se aninhara em seus braços, não percebeu que tinha sido possuída. Ao final de nove meses Leda põe dois ovos: um continha Pólux e Helena, oriundos de Zeus e, por conseguinte, imortais: no outro, Castor e Clitemnestra, ambos mortais, por serem filhos de Tíndaro.

Castor e Pólux costumam ser chamados de Dióscuros, isto é, filhos do rei dos Deuses. Tornaram-se célebres pela amizade fraterna que os unia. Quando cresceram, limparam o mar Egeu dos piratas que o infestavam; acompanharam Jasão e os Argonautas à Cólquida na conquista do Velo de Ouro; de volta à pátria, libertaram sua irmã Helena, raptada por Teseu.

Certa vez, convidados para o casamento de Idas e Linceu com Febe e Hilera, os dióscuros raptaram as noivas iniciando uma batalha fatal: Castor e Linceu morreram. Desesperado com a morte do irmão, Pólux pediu ao pai para torná-lo imortal. Zeus, não podendo atendê-lo integralmente, partilhou a imortalidade entre eles, de modo que viviam e morriam alternadamente.

Assim, cada um deles passava um dia em companhia dos deuses. A seguir, transportou-os para o céu, onde formaram a constelação de Gêmeos.




O 4.º Signo do Zodíaco - Câncer, O Caranguejo.

Período regente: 21 de Junho – 20 de Julho.
Signos com boa afinidade: Escorpião e Peixes.
Signos com má afinidade: Áries, Libra, e Capricórnio.
Planeta: Lua.
Estrela Mor: Al Tarf.
Elemento: Água.
Qualidade: Cardinal.
Anjo: Gabriel, O Anunciador das bem-aventuranças.
Lucavi: Baal Zebub, O Senhor das Moscas.
Herói: Iolal, O Prodigioso.


Características quanto ao signo:

Cauteloso, Voltado à família, Romântico, Caseiro, Imaginativo, Tímido, Minucioso, Interessado no passado e na tradição.

O Mito: A Hidra de Lerna.

A Hidra de Lerna era uma serpente descomunal, com inúmeras cabeças, que matava tudo com seu hálito tenebroso.

O monstro foi criado pela deusa Hera, na tentativa de destruir Hércules. Num de seus doze trabalhos, o herói conseguiu exterminar a serpente com a ajuda de seu sobrinho Iolau.

A cada cabeça que Hércules cortava da Hidra nasciam outras duas, mas Iolau ia cauterizando as feridas com uma grande tocha, impedindo o renascimento dos membros extirpados.

Durante a realização desta prova, ao perceber que o herói triunfava, Hera enviou um caranguejo gigante para distraí-lo que o mordeu no pé. Mas este foi repelido com um pontapé e Hércules o esmagou imediatamente. A esposa do Senhor dos Deuses do Olimpo, pelo feito de tal criatura, colocou-o, então, entre os astros onde forma a constelação de Câncer.




O 5.º Signo do Zodíaco - Leo, O Leão.

Período regente: 21 de Julho – 20 de Agosto.
Signos com boa afinidade: Áries e Sagitário.
Signos com má afinidade: Touro, Escorpião e Aquário.
Planeta: Sol.
Estrela Mor: Regulus.
Elemento: Fogo.
Qualidade: Fixo.
Anjo: Miguel, O Arquiduque da Autoridade Divina.
Lucavi: Hashmalum, O Possuidor (Possessor).
Herói: Hercules, O Poderoso.


Características quanto ao signo:

Orgulhoso, Corajoso, Teimoso, Extrovertido, Vaidoso, Ambicioso, Otimista, Aberto, e Pomposo

O Mito: O Leão de Neméia.

Em Neméia, cidade da Argólida, deu-se o primeiro trabalho de Hércules.

Lá vivia um temido leão feroz e devastador, irmão de outros monstros igualmente terríveis: a Hidra de Lerna, o Cérbero, a Esfinge e a Quimera.

A fera foi gerada pela deusa Hera para provar o herói. Passava parte do dia escondido num bosque e, quando saía de lá, aterrorizava toda a região, devorando os habitantes e os rebanhos.

Caçadores e guerreiros inutilmente a tentavam atacar a fera. Contudo, suas lanças partiam-se e suas flechas caíam no chão sem ferir o animal.

Eristeu mandou que Hércules fosse matar a temível criatura, para pôr um fim às devastações que fazia. Primeiramente, tentou vencer o monstro a flechadas, mas, por ter a pele invulnerável, o leão não se abatia.

Hércules fechou, então, uma das duas saídas da caverna do animal e, brandindo a sua temível clave, aplicou-lhe uma pancada tão forte na cabeça, que o feroz animal caiu no chão, desacordado.

Agarrando-lhe com sua força extraordinária, o sufocou. Com a pele do leão Hércules cobriu o seu corpo e da sua cabeça fez um capacete. Em comemoração, Zeus transforma o animal na constelação de Leão.




O 6.º Signo do Zodíaco - Virgo, A Virgem.

Período regente: 21 de Agosto – 20 de Setembro.
Signos com boa afinidade: Touro e Capricórnio.
Signos com má afinidade: Gêmeos, Sagitário e Peixes.
Planeta: Mercúrio.
Estrela Mor: Spica.
Elemento: Terra.
Qualidade: Mutável.
Anjo: Metatron, O Maior dos Serafins.
Lucavi: Altima, O Anjo Sangrento (Bloodthirsty Soul).
Herói: Astréia, A Guardiã.


Características quanto ao signo:

Conservador, Tímido, Pudico (Virtuoso, Puro), Gentil, Tenso, Céptico (Descrente), Preocupado com a saúde, Introvertido e Melancólico.

O Mito: A decepção de Astréia para com a humanidade.

Durante a Idade de Ouro, quando a primavera era eterna e os homens viviam em harmonia com os deuses, Astréia, filha de Zeus e Têmis, vivia na terra, entre os humanos, aconselhando-os e dando-lhes noções de leis e justiça. Nesta época, no mundo não havia guerras, catástrofes ou crimes. A natureza era plena e oferecia alimento a todos os homens, que existiam em paz com os deuses.

Mas os homens tornaram-se gananciosos e passaram a negligenciar suas obrigações com os deuses, acreditando-se donos do próprio destino. Irritado com a prepotência dos mortais, Zeus determinou um castigo: a Idade de Ouro estava abolida. A primavera seria limitada, a terra deveria ser tratada para produzir frutos e a juventude eterna não existiria mais a partir de então.

Ao ver o comportamento dos humanos e os castigos que o deus dos deuses os empunhou, Astréia se refugia nas montanhas, entretanto continuou a disposição daqueles que quisessem procurá-la e ouvir seus sábios conselhos.

Mesmo com todos os castigos de Zeus, a punição da humanidade não se findou, os homens descobriram a guerra. Este período belicoso caminhou para uma nova era, a Idade de Ferro, em que os homens não tinham mais respeito pela honra, franqueza e lealdade, tendo as ações determinadas pela ambição e violência.

Ao ver em qual ponto as coisas havia chegado, Astréia, entristecida, resolveu abandonar a Terra e deixar de conviver entre os mortais. A deusa, então, refugia-se no céu na constelação de Virgem.

Sua balança também é caracterizada na constelação de Libra, para lembrar aos homens que o mundo é regido por leis e que tudo deve ser ponderado - as ações devem ser pesadas em contraponto.




O 7.º Signo do Zodíaco - Libra, A Balança.

Período regente: 21 de Setembro – 20 de Outubro.
Signos com boa afinidade: Gêmeos e Aquário.
Signos com má afinidade: Áries, Câncer e Capricórnio.
Planeta: Vênus.
Estrela Mor: Zubeneschamali.
Elemento: Ar.
Qualidade: Cardinal.
Anjo: Anael, O Arcanjo do amor e da solicitude.
Lucavi: Luzferinno, O Devasso.
Herói: Heitor, O Domador de Cavalos.


Características quanto ao signo:

Extrovertido, Analítico, Imparcial, Discreto, Diplomático e Preocupado com a harmonia, mas inclinado ao colapso frente a um conflito.

O Mito: A Balança de Astréia.

Zeus e Têmis - a justiça divina - tiveram uma filha, a virgem Astréia, que viveu entre os homens na época da Idade de Ouro, semeando paz, bondade e justiça.

Numa mão trazia a balança, noutra a espada. Quando os homens passaram a viver em dissonância com as leis, os crimes que cometiam a obrigaram a abandonar sucessivamente as cidades, as vilas e os campos.

Exilou-se, então, no céu, onde foi transformada na constelação de Virgem. Carregou consigo a balança que, junto à ela, foi colocada entre os astros na forma da constelação de Libra.




O 8.º Signo do Zodíaco - Scorpius, O Escorpião.

Período regente: 21 de Outubro – 20 de Novembro.
Signos com boa afinidade: Câncer e Peixes.
Signos com má afinidade: Touro, Leão e Aquário.
Planeta: Plutão.
Estrela Mor: Antares.
Elemento: Água.
Qualidade: Fixo.
Anjo: Mehiel, O Vivificador.
Lucavi: Queklain, O Rei Impuro.
Herói: Órion, O Caçador.


Características quanto ao signo:

Vingativo, Sarcástico, Corajoso, Tenaz (Perseverante), Auto protetor, e Sobrevivente, sobretudo, ante grandes catástrofes.

O Mito: A Morte de Órion.

Órion era filho de Euríale de Posseidon, que lhe concedeu a faculdade de caminhar sobre as águas. Tornou-se célebre por sua paixão pela caça e por seu amor pela astronomia.

Era um caçador gigante, extraordinário em sua força e vigor.

A deusa Aurora, embriagada com sua beleza, apaixonou-se por ele, o raptou e o levou para a ilha de Delos.

Entretanto, Órion perdeu a vida por ciúme, ou por vingança de Diana, segundo outros. Ele teria forçado a deusa a competir no disco com ele e, derrotado, foi assassinado.

Conta-se também que Órion tentara violentar a deusa que fez sair da terra um escorpião que lhe picou mortalmente o calcanhar.

Diana conseguiu que, tanto Órion quanto o escorpião fossem levados ao céu. As estrelas da constelação Órion desaparecem no Ocidente quando as de Escorpião nascem no Oriente.




O 9.º Signo do Zodíaco - Sagitarius, O Centauro Arqueiro.

Período regente: 21 de Novembro – 20 de Dezembro.
Signos com boa afinidade: Áries e Leão.
Signos com má afinidade: Gêmeos, Virgem e Peixes.
Planeta: Júpiter.
Estrela Mor: Kaus Australis.
Elemento: Fogo.
Qualidade: Mutável.
Anjo: Sarachiel, O Próspero.
Lucavi: Azazel, O Carregador dos Males.
Herói: Quiron, O Centauro.


Características quanto ao signo:

Arrojado, Orgulhoso, Impaciente, De dupla natureza (refinado e intelectual assim como bestial e passional), Extrovertido, De perspectivas amplas, Progressista e Eclético.

O Mito: Quirão - O Centauro.

Conhecido como o mais justo dos centauros, como o educador modelo ou ainda como o médico ferido, Quirão nasceu da união de Crono com a oceânica Fílira.

Crono, temendo represálias da esposa Réia, uniu-se a Fílira sob a forma de cavalo, o que levou Quiron a nascer com o corpo de um equino e com cabeça de homem. Por ser filho de Crono, o centauro pertencia a família divina de Zeus e era imortal, ao contrário dos outros centauros, que eram mortais, selvagens e violentos.

Quiron vivia numa gruta, em companhia da mãe, e tinha saber enciclopédico, o que fazia dele um mestre das artes, da guerra e da caça, da mântica (arte divinatória), da equitação, da música e da ética. Foi o educador de muitos dos grandes homens e heróis míticos da história mundial. Os melhores tinham o direito de participarem na vida política, social e religiosa da polis. Aos heróis, os ritos iniciáticos incorporavam a indispensável força espiritual para enfrentar quaisquer tipos de monstros e adversidades. Foram seus discípulos Jasão, Asclépio, Peleu, Aquiles, os Dióscuros Castor e Pólux, entre outros.

É, sobretudo, na medicina que o benfazejo centauro se destaca, pois, Quiron cuidava dos pacientes com zelo e compaixão, curando seus males e feridas dos mais diversos tipos.

Em um momento calamitoso, Quiron foi ferido acidentalmente por uma flecha envenenada, disparada por Hércules e dirigida ao centauro Élato. O projétil foi lançado com tamanha força, que varou o coração do último e depois atingiu ao lendário mestre.

Recolhido à sua gruta, Quiron tentou, com todos os unguentos possíveis, tratar a ferida, contudo foi em vão tal esforço. O ferimento era realmente incurável, a dor insuportável ao ponto do centauro desejar a própria morte, mas não conseguia, porque era imortal. O seu conhecimento no campo da medicina e a sua empatia para com os pacientes tratados por ele, permitiam a Quiron compreender a dor de um ponto de vista muito profundo.

Para livrar-se da dor permanente e da ferida incurável, Quiron aceitou trocar sua imortalidade com o mortal Prometeu, e, assim, pôde finalmente descansar. Então, foi eternizado na constelação de Sagitário, simbolizando o vôo da flecha, que através do conhecimento se ultrapassa e se transforma de um ser bestial em espiritual.




O 10.º Signo do Zodíaco - Capricornus, Capricórnio A Cabra do Mar.

Período regente: 21 de Dezembro – 20 de Janeiro.
Signos com boa afinidade: Touro e Virgem.
Signos com má afinidade: Áries, Câncer e Libra.
Planeta: Saturno.
Estrela Mor: Deneb Algedi.
Elemento: Terra.
Qualidade: Cardinal.
Anjo: Oriefiel, O Arcanjo Zelador.
Lucavi: Adramelk, O Espírito da Fúria.
Herói: Pã, O Fauno.


Características quanto ao signo:

Neurótico, Introspectivo, Inibido, Conservador, Fatalista, Metódico, Prático, Preocupado com detalhes, Planejador.

O Mito: Pã, O Deus Da Totalidade.

Pã, protetor dos rebanhos e pastores, é um deus venerado como força fecundante da natureza. Meio homem, meio animal, tem o dorso e rosto de homem, mas ostenta chifres e patas de bode, com longos pelos cobrindo o corpo e feições animalescas. Apesar da aparência, é conhecido como um deus alegre e amante da música.

Nascido na região da Arcádia, da união do deus Hermes com a ninfa Dríope, Pã foi abandonado ao nascer pela mãe, assustada com a aparência bestial da criança. Contudo, ele foi resgatado pelo seu pai e levado ao Olimpo, onde logo conquistou a simpatia dos deuses, que apreciavam suas alegres canções. Foi batizado de Pã, que significa "tudo", "totalidade", simbolizando a universalidade da natureza.

Extremamente querido pelo deus Dionísio, Pã parte do Olimpo e une-se à trupe do deus do vinho na terra. Passa então a viver com os sátiros e as ninfas nos bosques, contando histórias e tendo diversas aventuras amorosas, dentre elas, destaque-se uma das mais intensas vividas na companhia da ninfa Sirinx

Foi durante uma dessas aventuras que Pã criou a sua famosa flauta, com a qual encantava a todos. O episódio aconteceu quando o deus percorria o monte Liceu, onde vislumbrou uma belíssima ninfa: Sirinx, a caçadora casta, seguidora de Artêmis. A ninfa foge para escapar do assédio de Pã, em direção ao rio Ladão. Exausta, pede ao deus das águas do rio para ajudá-la, transformando-a em alguma coisa que impossibilite a violação. Pã, ao avistar a ninfa, tenta envolvê-la com os braços, mas só alcança um feixe de juncos. Entristecido pelo fracasso, o deus sátiro solta um suspiro e percebe que as hastes verdes emitiam um som doce e agradável. Juntou assim sete tubos de tamanho desigual, uniu-os com cera e fabricou um instrumento musical que, em homenagem à amada, deu o nome de Sirinx.

Os que cruzavam as florestas e campos, principalmente à noite, temiam encontrar-se com Pã em suas andanças, porque ele era conhecido por provocar medos sem motivo, ou pânico. Foi utilizando esta habilidade que o deus auxiliou Zeus na guerra de dez anos contra os gigantes e deixou o deus dos deuses eternamente grato.

Durante uma batalha corpo a corpo contra Tifão, cujos braços quando estendidos tocavam o Ocidente e o Oriente, Zeus teve os tendões dos braços e das pernas arrancados por um golpe de foice do gigante. Tifão, que por sua vez, aprisionou o senhor dos deuses e confiou seus tendões à guarda do dragão Delfine. Para restaurar a força do soberano Deus do Olimpo, Hermes e Pã partiram ao encalço do dragão e o afugentaram, com os gritos do deus dos pastores. Assim, Pai e Filho recuperaram os tendões de Zeus e o restituíram ao corpo da divindade. Feito isso, Tifão foi vencido na batalha seguinte.

Apesar de ter sido venerado como um deus, Pã não era imortal. Não se sabe como sua morte ocorreu, só que ela foi anunciada por um navio, de onde uma voz bradava: "O grande Pã está morto!" Em homenagem ao bravo fauno que o havia ajudado na batalha contra Tifão e que havia alegrado a Terra e o Olimpo com sua bela música, Zeus caracterizou-o na constelação de Capricórnio.


Mito: Amaltéia, a generosa cabra ama de leite.

Zeus foi amamentado por uma cabra, e não por sua mãe Réia. Amaltéia, a cabra, descendia de Hélio, o Sol. E era tão horrenda que até os titãs a temiam, e, por tal motivo, pediram à Terra que a escondesse numa caverna remota em Creta. No entanto, a criatura era de uma generosidade ímpar e infinita.

O pai de Zeus, o poderoso Cronos, engolia os filhos logo que nasciam. Pois, ele sabia, por meio de um oráculo, que seria destronado por um de seus filhos, tal qual ele próprio fizera, castrando e tirando seu pai do trono.

Quando se aproximou o dia do nascimento de Zeus, Réia refugiou-se na ilha de Creta, e lá, secretamente, deu à luz ao pai dos deuses e dos homens. Temendo que Cronos descobrisse o paradeiro do filho caçula, Réia (a Terra) escondeu o menino numa caverna, entregando-o aos cuidados dos Curetes e das Ninfas. Enquanto isso, Réia enrolou uma pedra em finos lençóis de linho e levou para a sua morada, que, de imediato, foi tomada de seus braços e engolido pelo titã pensando ser o filho recém-nascido.

Assim, Zeus cresceu tendo como ama de leite a miraculosa cabra Amaltéia, que significa a terna, a generosa. Para esconder e proteger o Senhor dos Deuses do Olimpo de seu pai, ela o suspendeu sobre a copa de uma árvore, para que a pequena criança não fosse encontrada nem no céu, nem na terra, e nem no mar. Chamou ainda os Curetes para executarem danças e músicas em torno do menino, evitando dessa maneira, que seu choro e seus gritos fossem ouvidos pelo tirano pai.

Um dia o deus infante brincava com a ama e quebrou um de seus chifres. Para compensá-la, prometeu-lhe que este corno despejaria, sempre em abundância, flores e frutos. A Cornucópia (corno da abundância) simboliza a profusão gratuita dos dons divinos. Quando a cabra Amaltéia morreu, Zeus mandou fazer da sua pele, que era invulnerável, a Égide, escudo que muito o ajudou na luta contra os Titãs, pois servia como uma arma ofensiva e defensiva.

Para agradecer à cabra Amaltéia os cuidados recebidos quando criança, o jovem deus Zeus a colocou no céu, brilhando na constelação de Capricórnio.




O 11.º Signo do Zodíaco - Aquarius, Aquário ou Aguadeiro, O Carregador de Águas.

Período regente: 21 de Janeiro – 20 de Fevereiro.
Signos com boa afinidade: Gêmeos e Libra.
Signos com má afinidade: Touro, Leão e Escorpião.
Planeta: Urano
Estrela Mor: Sadalsuud.
Elemento: Ar.
Qualidade: Fixo
Anjo: Iah-Hel, Aquele que se ilumina e semeia o saber divino.
Lucavi: Astaroth, O Corruptor.
Herói: Ganimedes, O Solicito.


Características quanto ao signo:

Intelectual, Ligado à civilização, Racional, Individualista, Iconoclasta, Preocupado com o conhecimento e Tolerante;

O Mito: O Rapto de Ganimedes.

Hebe era filha de Hera e de Zeus. Seu pai achou-a tão maravilhosa ao nascer, que a nomeou deusa da juventude, e encarregou-a de servir o néctar aos imortais nos banquetes do Olimpo.

Certo dia, ao desempenhar suas funções, Hebe deixou-se cair na presença de todos. Estes, ao verem a cena pouco honrosa, gargalharam, expondo-a ao ridículo. Com isto, tímida e envergonhada, Hebe jamais quis voltar exercer tal função, limitando-se a atrelar e desatrelar o carro de sua mãe.

No monte Ida, nas imediações da cidade de Tróia, o jovem Ganimedes cuidava dos rebanhos do pai, quando foi avistado por Zeus, o Deus dos Deuses. Atordoado com a incrível beleza do mortal, o Todo-Poderoso se transformou em uma águia e raptou o rapaz, com o pretexto de vivenciar fazer com que ele vivencia a mais incrível experiência, possuindo-o em pleno voo.

Ganimedes é então levado ao Olimpo e, apesar do ódio de Hera - a possessiva esposa de Zeus -, o Grande Deus atribui ao jovem a tarefa que antes competia a sua filha amada a deusa Hebe de servir o néctar aos deuses no Olimpo, uma bebida de sabor sem igual que oferecia a imortalidade. Contudo, o jovem que também provou do liquido, e, dotado de um senso solicito para com a humanidade, não tardou em derramar os restos sobre a terra, servindo aos homens.

Em homenagem ao belíssimo jovem Ganimedes, Zeus colocou-o no céu, na constelação de Aquário.


O 12.º Signo do Zodíaco - Pisces, Os Peixes.

Período regente: 21 de Fevereiro – 20 de Março.
Signos com boa afinidade: Câncer e Escorpião.
Signos com má afinidade: Gêmeos, Virgem e Sagitário.
Planeta: Netuno.
Estrela Mor: Alrisha.
Elemento: Água.
Qualidade: Mutável.
Anjo: Uriel, O Dominante da perseverança sob as adversidades.
Lucavi: Leviatã, A Grande Serpente.
Herói: Aquiles, A Glória dos Soldados.


Características quanto ao signo:

Emotivo, Abnegado, Adaptável, Empático, Religioso, Versátil, Comunicativo, Criativo, e Sem espírito prático.

O Mito: O Casamento de Anfitrite.

Poseidon, o rei dos mares, há muito tempo amava Anfitrite, filha de Dóris e de Nereu.

A ninfa, por um excesso de pudor, recusou-se a casar com Poseidon e, para escapar de suas perseguições, escondeu-se nas profundezas do Oceano.

Um delfim, encarregado dos interesses de Poseidon, encontra-a na ilha de Naxus conduzindo o coro das Nereidas, suas irmãs.

Persuadida, acaba por convencer-se em acompanhar o animal. Conduzida a Poseidon, este a desposou e, como recompensa, o delfim foi posto entre os astros na forma da constelação de Peixes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário